A primeira Oktoberfest de Munique , em 1810, nada tinha a ver com a multidão de turistas, enormes canecos de cerveja e o parque de diversões da atual festa na capital da Baviera. Naquela época, foi instituída uma corrida de cavalos para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Luís, mais tarde rei Luís I da Baviera, com a princesa Teresa.
A festa, para a qual estavam convidados todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, baptizado THERESIENWIESE, em homenagem à noiva. Ainda hoje, é neste mesmo parque que acontece a Oktoberfest de Munique.
O encerramento e ao mesmo tempo ponto alto da festa era a corrida de cavalos, com a presença da família real da Baviera. O enorme sucesso fez com que fosse marcada outra festa para Outubro do ano seguinte, e assim começou a tradição.
O festival de Munique é o maior do mundo. Anualmente, cerca de seis milhões de visitantes participam no festival e na feira em Munique.
Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo planeta. Hoje existem Oktoberfest em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Itália, entre outros.
No Brasil, a Oktoberfest chegou com a cultura dos imigrantes alemães. No início do século XX, diversas sociedades, como a SOGIPA de Porto Alegre, já promoviam a Oktoberfest.
Contudo, foi na década de 1980 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares, com a criação das festas nas cidades de Blumenau (1984) em Santa Catarina e Santa Cruz do Sul(1984) no Rio Grande do Sul.
E nessa OKTOBER, brindemos ao Luís I da Baviera, o grande responsável por entornarmos os Canecos de Chopp.....
Bem, se o ápice da festa era a carrida de cavalos e não a abertura do primeiro barril de chopp, agradeço por ter nascido em 1987 :)
ResponderExcluir