quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CURIOSIDADES DO CHOPP - para quem será movido por ele nesses 10 dias de oktober!!!


O chope (do alemão Schoppen, "copo de meio-litro", pelo francês chope) é como se denomina, no Brasil , a cerveja sem pasteurização, servida sob pressão, que em Portugal recebe o nome de fino ou imperial.

O chamado "colarinho" é uma camada de espuma que, apesar de evitado por alguns, é um importante componente da bebida, devendo ter por volta de três dedos (ou três centímetros), de maneira a impossibilitar que o calor interfira em sua temperatura , servindo como isolante térmico entre a temperatura ambiente e o frescor interno. A espuma é basicamente composta pelas partículas da bebida intercaladas com gás carbônico(CO2), que, entre outras propriedades, ajuda a evitar que o chope esquente rapidamente.

No Brasil é gosto geral bebê-lo, assim como a cerveja , bastante gelado.

O chope chegou ao Brasil com a família real brasileira , em 1808 . À época, era uma bebida restrita à Corte. Com o surgimento de bares e botequins , o consumo da bebida popularizou-se, tomando o lugar dos vinhos e da cachaça .

A primeira notícia sobre a comercialização de chope no país é um anúncio publicado no Jornal do Commercio , no Rio de Janeiro , em 27 de outubro de 1836, da Cerveja Brazileira, melhor conhecida pelo apelido de Cerveja Barbante, uma vez que o seu rudimentar processo de fabricação gerava grande quantidade de gás carbônico na bebida. O barbante servia, dessa forma, para impedir que a rolha da garrafa saltasse.

Em 1888 o suiço Joseph Villiger fundou a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, lançando comercialmente a marca Brahma , na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As antigas instalações da empresa hoje são parte do complexo onde está instalado o Shopping Total, na mesma cidade.

Tabela Comparativa Chopp e Cerveja

CARACTERÍSTICA
CHOPE
CERVEJA TIPO PILSEN/BRASILEIRA
Válidade 10 dias fechado e 1 dia aberto (barril) 6 meses fechada e poucas horas aberta
Pausterizada NÃO SIM
Antioxidantes NÃO SIM
Estabilizantes NÃO SIM
Envasamento Barris de 10 a 50 litros Garrafa/Lata/Keg
Teor Alcoólico indiferente indiferente
Teor Calórico indiferente indiferente
Gás Carbônico Surge naturalmente no processo de fermentação, mas também é usado gás carbônico externo para manter o nível de gás do Chopp e extraí-lo de dentro do barril

Surge naturalmente no processo de fermantação, antes e/ou após o envaze. Não recebe carba extra de gás carbônico.

Pressão enquanto envazado em torno de 2,5 Kg não supera 1Kg
Surgimento 6 mil anos atrás 1876, com a invenção da Pasteurização

2 comentários: